Criando o motor elétrico mais simples possível

Direto do laboratório do Maligno Cientista Louco:

Material: Parafuso, pilha 1,5V alcalina, fio, 1 pequeno imã em forma de disco.

Como fazer:

Resultado final: Um motor homopolar.

Explicação rápida: No corpo do imã, o campo magnético aponta na maior parte perpendicularmente à parte “chata” do mesmo. Quando fechamos o circuito com o fio, uma corrente passa pelo imã no sentido radial do mesmo. E pela regra da mão direita, há uma força resultante que gera a rotação.

PS: vídeo no YouTube.

25 Respostas para “Criando o motor elétrico mais simples possível

  1. Cássio Mendes de Freitas

    Gostaria de saber, se existe algum apostila na internet, explicando os polos do motor. Grato desde já.

  2. Cássio, se existe (deve existir…), não conheço.

  3. See a new version of homopolar motor at: http://www.youtube.com/watch?v=jw9eW2jAY4Y

  4. MEU PARABENS VC E O CARA AI GOSTEI DO MOTOR JA TENTOU FAZELO GIGANTE…………
    AI ESTOU TENTANDO FAZER UM A GASOLINA MAIS NAOI SEI SE VAI DAR SERTO MAIS FAREI……………

  5. eu naum consegui fazer isso ???
    eu tbm naum sei a onde tem esses imã vcs sabem??

  6. arthur, esse é um imã de neomídio, tambem conhecido como super imãs. Atualmente muito usado em fones de ouvido e diversas outras aplicações

  7. Gente, onde encontro esse ima?

    me avisem por email, por favor

    lopsamlops@hotmail.com

  8. galera.. olhem soh esse imas em acao..

  9. achei galera

    http://www.magnetosgerais.com.br

    olhem nos produtos que eles tem..
    perguntei valor e tudo mais.. inclusive quantidade minima..

    dependendo do valor, compro..

  10. consegui! fiz um .. muito legal.. tah girando aqui
    eu tinha o tal o ima num quadro magnetico meu..
    dai fui lah, pegei, botei na pilha e tah aqui.. girando.. eh facil facil de fazer..

  11. muito bom

    Mas como faser um motor normal
    teoricamente ,resistencia voltagen W

  12. Onde fica a ação e reação?
    Pela sua explicação é o imã (e a corrente interna ao ímã) que faz ele girar.
    Ou seja: O ímã empurra ele mesmo e gira!

    Se eu sentar numa cadeira giratória eu tenho que empurrar o chão e o chão me empurra. Deste modo eu giro. Mas se eu me empurrar… nada acontece.

    E ai?

  13. Muito bom o esperimento…agora ovu pensar alguma coisa util que eu possa fazer com esse motor..alguem tem alguma ideia?
    outra coisa:
    Para exclarecer varias duvidas,esse imã(neonideo se naum me angano),é o imã encontrado em discos rigidos,os famosos HD.
    Comprei um HD danificado aki por 5 reais….

  14. naum consegui fazer .Tem um trabalho de ciencias jajá chegando e eu naum consegui!!!

  15. tenho uma feira de ciencias sabado e nao sei onde encontro esse imã redodo…
    aonde encontro}???
    flw

  16. po vcs são uns sacanas desgraçados , mostram a experienca mais não tão nem ai com a explicação!!!!!vão pro inferno!!!

  17. acho que faltou mais conceituações, o ideal era que o experimento simulasse o mais simples possivel um motor usado em maquinas

  18. ola eu gostaria de saber se um simples motor de vemtilador pode ser usado em um carro de um pessoa que o pesso dessa pessoa e 55 kl , mas o carro que estou falando soh possuira uma pessoa e pessara no masimo 10KL

  19. Lauro, voce se diz cientista louco, então me diga é possível fazer um motor com imãs? Qual seria a potência ? Qual seria a velociadade ? e as dimensões?
    Aguardo resposta. dependendo das suas respostas teremos muito a conversar.

  20. Roni, o cientista louco é nome do blog original desse artigo. Tem o link logo no começo do post. Se não me engano havia algumas pesquisas p/ tentar adaptar isso para submarinos.

  21. onde axo o imame responde meu orkut vitor-ketchum@hotmail.com

  22. Lukaums Cachorraums

    O ima e encontrado em fones de ouvido

  23. legal gostei muito vc ainda e professor pode mandar alguns comentarios para mim

    macielachim@gmail.com

    Muito obrigado!!!

  24. legal a matéria e boa explicação.

  25. Caro colega ALDO MANOEL.
    Não vai dar ‘Serto’, nem certo, com um motor à gasolina.
    Heheheh.
    Dá pra escrever no MS Word e fazer correção gramatical de forma automática.

Deixe um comentário

