Utopia – Introdução

Após cerca de quase dois anos, volei a jogar Utopia, um jogo de estratégia online. Nele você recebe uma província ("pedaço de terra") dentro de um reino, junto com até outros 24 jogadores, cujo objetivo pode ser tornar-se o reino ou a província mais poderosa. Durante o jogo, seu reino pode entrar em guerra com outros reinos, se aliar, etc.

O jogo possui poucos (nenhum?) gráficos, sendo basicamente textual, com muitas fórmulas numéricas. Por exemplo, para cada 1% da área de sua província que é ocupada por quartéis (barracks), o tempo de ataque é reduzido em 1.5%. Por falar em tempo, o mundo de utopia passa de acordo com o tempo real. Cada hora real equivale a um dia "Utopiano". Cada dia real a um mês, e cada semana real equivale a um ano utopiano. Os ataques costumam durar cerca de alguns dias (utopianos).

Logo que cria a conta, o usuário deve escolher a raça (Humanos, Orcs, Mortos-vivos, elfos, etc…) e a personalidade (Guerreiro, Místico, Mercante e outros). Tanto a personalidade como a raça influenciam no decorrer do jogo, com bônus e penalidades. Os mortos-vivos, por exemplo, não precisam de comida (ao contrário dos anões, super gulosos), em compensação, não conseguem usufruir tanto de pesquisa científica como as outras raças.

São justamente essas penalidades e bônus que abrem opções para várias estratégias. A cada era ("round" de jogo), que duram em média 3 a 4 meses, ocorrem modificações nessas regras, de forma a balancear mais o jogo.

Para testes, há um servidor (Genesis), cuja principal diferença para o World of Legends (WoL, servidor principal) é o fato dos reinos não permanecerem juntos a cada era. No WoL existe a opção de no final de cada era o jogador permanecer com a equipe. Ainda há um outro servidor em que após o começo da contagem do tempo é proibido a criação de novas contas e os reinos se enfrentam em batalhas até que apenas um sobreviva.

Mas o principal aspecto de Utopia é a interação entre os jogadores. Para pelo menos sobreviver, o jogador deve cooperar com os outros jogadores com o reino. Lembrando os três mosqueteiros, "Um por todos, todos por um". Dessa forma, comunicação é fundamental. Várias ferramentas são usadas, desde fóruns a programas como ICQ, MSN messenger, IRC, etc. Mas a principal ferramenta para 99% dos jogadores é o Angel.

O Utopia Angel é um programa que automatiza o cálculo das (muitas) fórmulas dentro do Utopia. Ele fica na barra de utilizários (system tray, junto do relógio) e toda vez que o conteúdo de uma das páginas do utopia é copiado (selecionando tudo na página e copiando), ele reconhece automaticamente e insere os dados, lançando a calculadora/visão correta. Por exemplo, se você copia as informações fornecidas a partir de uma operação de espionagem (mágica ou ladrões), a calculadora de combate é aberta. O Angel é atualizado constantemente para se manter em dia com as modificações ou novas descobertas nas fórmulas. Outra função interessante é a opção de enviar dados para serviços online, possibilitando rápido compartilhamento com os colegas de reino e acompanhar a evolução de várias províncias. Definitivamente, um "must-have" de Utopia.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s