Ubuntu

Como havia falado no post anterior, eu estava planejando testar o Ubuntu 6.06 durante esta semana. No sábado eu fiz um "backup" e instalei o Breezy (5.10). Após a instalação de alguns pacotes, o modem estava funcionando e fiquei brincando com ele até segunda à noite. No geral, achei um sistema bem estável, bonito e bem prático. A instalação de programas com o Synaptic é muito boa, sendo o único problema ter que baixar tudo pela dial-up.

Quanto instalei o Dapper (6.06) na segunda à noite, achei interessante o fato do instalador rodar a partir do live. Para o usuário iniciante isso é bem atraente. Mas para aqueles que querem ter mais controle do processo (como eu), achei muito superficial.

No geral, o Dapper ficou muito mais bonito (a tela de  logoff/restart/shutdown particulamente, ficou ótima). Mas em compensação, o suporte ao meu modem (sl-modem, Smartlink) ficou péssimo, pelo menos em comparação com o Breezy. Além disso, ficou muito pesado. Mesmo na minha máquina com 700MB de RAM. Além disso, fiquei com uma impressão parecida com a do Conectiva 9, que também era muito bonito mas parecia que a qualquer momento alguma coisa vai travar ou pifar.

No final das contas, achei melhor ficar com o Breezy e esperar mais algum tempo (PC x64 chegando…), pelo menos até o problema do modem ser resolvido. 


Deixe uma resposta

