Na última quarta tive uma prova de Física Geral 3. O assunto ia desde cargas elétricas a capacitância.
O cenário da segunda questão era o seguinte: Uma carga pontual +q era colocada no centro de uma esfera não-condutora de densidade de carga elétrica proporcional ao raio e à carga no centro, de forma que a carga resultante do sistema era nula. No segundo item, era pedido o campo elétrico a uma distância x maior que o raio. Pela lei de Gauss, a carga envolvida pela esfera se comportava como uma carga pontual e somada à carga pontual já existente ambas se anulavam, tornando o campo resultante nulo.
No terceiro item, a diferença em relação ao segundo era que a carga positiva estava deslocada por uma pequena distância do centro da esfera, e era pedido novamente o campo. Além de mim, todos com que conversei após colocaram o campo como igual a zero, já que a carga envolta por uma suposta superfície gaussiana era nula.
Só que o problema pedia o campo elétrico num ponto apenas, e não o campo elétrico resultante. Novamente a carga da esfera era resumida a uma carga pontual equivalente, mas como a carga que estava no centro estava deslocada, a situação final era equivalente à de um dipolo elétrico.
Vivendo e aprendendo…
Putz, lendo esse poste cheguei a conclusão que não lembro absolutamente nada de Física 3 e Eletromag :S, fora o trauma de dipolos elétricos que eu tenho /o\
Nem fala… eu perdi uns 15, 20 minutos tentando lembrar a área da esfera…