Física – Casca de banana em questão…

Na última quarta tive uma prova de Física Geral 3. O assunto ia desde cargas elétricas a capacitância.

O cenário da segunda questão era o seguinte: Uma carga pontual +q era colocada no centro de uma esfera não-condutora de densidade de carga elétrica proporcional ao raio e à carga no centro, de forma que a carga resultante do sistema era nula. No segundo item, era pedido o campo elétrico a uma distância x maior que o raio. Pela lei de Gauss, a carga envolvida pela esfera se comportava como uma carga pontual e somada à carga pontual já existente ambas se anulavam, tornando o campo resultante nulo.

No terceiro item, a diferença em relação ao segundo era que a carga positiva estava deslocada por uma pequena distância do centro da esfera, e era pedido novamente o campo. Além de mim, todos com que conversei após colocaram o campo como igual a zero, já que a carga envolta por uma suposta superfície gaussiana era nula.

Só que o problema pedia o campo elétrico num ponto apenas, e não o campo elétrico resultante. Novamente a carga da esfera era resumida a uma carga pontual equivalente, mas como a carga que estava no centro estava deslocada, a situação final era equivalente à de um dipolo elétrico.

Vivendo e aprendendo…


  1. Putz, lendo esse poste cheguei a conclusão que não lembro absolutamente nada de Física 3 e Eletromag :S, fora o trauma de dipolos elétricos que eu tenho /o\


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s