Assembly + Freedos + Qemu

Bem, até quarta eu tenho que terminar de preparar uma prática para a monitoria de Interface Hardware-Software. O assunto pedido pelo professor foi uma introdução ao Assembly 16bits (DOS), usando interrupções de vídeo (10h) e teclado (16h).

Unindo o útil ao agradável, pelo menos nessa primeira parte do curso pretendo utilizar o FreeDOS juntamente com o Qemu. Essa solução permite uma agilidade muito maior que a utilizada anteriormente (um PC com Windows 98…).

O primeiro problema que enfrentei foi copiar os arquivos necessários (ferramentas) para a imagem do FreeDOS que utilizei. Após algumas tentativas frustradas em montar a imagem, resolvi seguir este artigo (pdf) da Linux Magazine e criar uma iso de CD (mkisofs) com os arquivos, copiando em seguida durante a execução do FreeDOS.

Outro problema foi a questão do teclado, que não funcionava o layout ABNT2. Dando uma olhada no autoexec.bat, havia a opção “xkeyb fr”. Bastou mudar o “fr” para “br” que as teclas funcionaram perfeitamente (apesar de não suportar acentuação).

Após alguns testes, as ferramentas funcionaram bem, incluindo mudança no modo de vídeo. O proximo passo é testar no Windows (minha plataforma em casa é Ubuntu 6.06) e procurar alguma forma de montar a imagem também no Windows para poder utilizar outros editores, “abolindo” o edit…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s