Web Services: licenças de Software Livre obsoletas?

Segundo este artigo de Tim O’Reilly, a popularização de serviços web (especialmente agora com o “boom” de Web 2.0) vai tornar as licenças de software livre obsoletas.

A primeira impressão é de um ataque ao software livre, mas quem leu artigo entendeu que ele fala não que elas sejam desnecessárias, mas sim que vão perder o efeito uma vez que não há distribuição do programa (ele roda lá longe no servidor), não havendo necessidade de redistribuição de código. Em outras palavras, você poderia alterar o código o quanto quiser mas como não iria redistribuir o programa, não precisaria liberar as alterações.

Para contrapor esse fato, Tim sugere a criação do Open Services Definition, um equivalente do Open Source Definition, mas em relação aos serviços web, o que poderia ser tão ou mais útil para os usuários do que o próprio software livre. O serviço ‘X’ não presta? Então eu pego meus dados e vou para ‘Y’.

Termino com um trecho de um post de Havoc Pennington (desenvolvedor do GNOME):

“First, we need to recognize that software-as-a-service (whether the hardware is in your living room or a server room) has huge advantages for users. I don’t want to buy a whole computer when I only need a small slice of a server; I don’t want to be a system administrator just to get email; I appreciate that TiVo systems don’t get viruses since they won’t run unknown software; and maybe most of all I love features that involve sharing, collaboration, and socializing.

The open source world has to find a way to provide these benefits, if it’s going to remain relevant.”

Ou seja, ou muda ou morre…



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s