Bossa Conference – Dia 1

Segunda, o dia começou com as boas vindas por parte da organização e da mesa formada pelos representantes do INdT e do Porto Digital. Antes da palestra, sentados ao meu lado esquerdo, Marcello Tosatti mostrava o XO (OLPC) a Rafael Peregrino (LinuxMagazine), e ao meu lado direito Dafydd Harries (Telepathy/libnice) e John Palmieri (D-Bus) usavam seus laptops…

Agora vamos às palestras.

LLVM – Chris Lattner: Chris começou mostrando como funcionam os processos de compilação e interpretação usados na maioria das linguagens atuais e como o LLVM pretende melhorar dividindo o “compilador” em vários pedaços pequenos que podem ser reusados de acordo com a aplicação necessária

Organic Interfaces – Zack Rusin: Interfaces o mais naturais/fluidas possíveis. Esse foi o ponto defendido por Zack, que aproveitou para mostrar alguns demos do Qt4 (Realmente aparenta estar muito mais evoluído tecnicamente que o GTK+…)

OpenEmbedded – Koen Kooi: Koen mostrou uma visão geral do OpenEmbedded, que facilita o desenvolvimento de distribuições para dispositivos embarcados permitindo a criação de várias “configurações” para vários dispositivos e automatizando a criação dos pacotes.

OpenC – Mika Rytkonen: O OpenC é uma iniciativa da Nokia que disponibiliza várias funções da biblioteca C POSIX e outras bibliotecas adicionais, incluindo a GLib, nos telefones S60 (antiga Serie60). Adeus C++…. 😉

Libnice – Dafydd Harries: O principal assunto da palestra foi o problema de usar streaming em redes hostis (com pelo menos uma das pontas escondidas atrás de um NAT).


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s